Para a alma

Sobre relacionamento abusivo!

Quando estou acordada geralmente sonho bastante. Sou muito imaginativa e sonhadora. Mas quando estou dormindo não sonho, ou se sonho quando acordo eu não me lembro de nada. Dá pra contar nos dedos a quantidade de sonhos ou pesadelos que eu me lembro.

No entanto, tive um sonho, que me fez refletir bastante sobre relacionamentos abusivos.

Eu sonhei que um cara, rico e bonito, que eu só conhecia de vista, mandava um amigo dele vir falar comigo. E o amigo dele me falou o seguinte:

_ Oi, meu amigo, o fulano, está te convidando pra jantar no restaurante mais caro da cidade e ele já pagou, já está reservado para esta noite, vc não vai fazer desfeita né ?

Eu fiquei constrangida e aceitei, ainda mais que “todas” as pessoas achavam ele um máximo, eu seria a louca de não aceitar.

Mas na verdade eu estava me sentindo aflita, com a ajuda de uma amiga eu estava desesperada caçando uma roupa que parecesse pelo menos um pouco chique, eu me sentia pressionada a estar impecável, e antes que eu conseguisse terminar de me arrumar, a minha amiga disse:

_ Você vai chegar tarde, então cuidado para não perder a virgindade.

Eu respondi em choque:

_ O que ? Que conselho é esse ? É claro que eu NÃO vou fazer isso!

E então eu fui para o jantar. Mas percebi que tudo que ele estava fazendo para “me agradar” era na verdade para agradar a ele mesmo, porque eu teria que compensa-lo de alguma forma, que aquele jantar caro era um investimento que ele estava fazendo para receber o que ele realmente queria de mim. O foco era ele.

Então eu acordei.

E fiquei pensando…

Um relacionamento abusivo começa de forma sútil, com pequenas pressões psicológicas, que parecem não ser nada demais. E vão evoluindo aos poucos e se tornando tão graves a ponto de acabar de forma trágica. Como gerar sentimentos de culpa por coisas que você não fez, ter ciúmes de seus amigos e familiares, reclamar dos seus gostos e maneira de ser além de brigar por qualquer motivo. Porque o perfil da pessoa é de ser controladora, manipuladora e que gosta de aparências. Então, claramente, quando as coisas não saírem do jeito que essa pessoa gostaria o perigo vem a tona. Mas as aparências vão continuar impecáveis.

Já um relacionamento saudável, começa com uma pessoa que realmente deseja lhe conhecer melhor, saber o que você gosta e te agradar para te ver sorrir, sem esperar algo em troca, apesar de desejar a reciprocidade, quer te conquistar e não te obrigar a alguma coisa. Te aceita e te ama do jeitinho que você é, não cobra perfeição, não te pressiona. E principalmente trás paz.

Precisamos nos sentir livres e valorizadas. Não somos propriedades de ninguém, para sermos escolhidas e tratadas de tal forma.

Seja rico, classe média ou pobre, dentro dos padrões de beleza ou não, ao menor sinal de manipulação, controle e egocentrismo, caia fora! E caso você já esteja em um relacionamento abusivo e tenha percebido agora, mesmo que tenha demorado a perceber, lembre-se que você não tem culpa do comportamento errado dessa pessoa. Que nada justifica uma agressão física ou verbal. Que você não foi burra ou fraca, porque nem tudo é o que parece ser, e estamos completamente passíveis de sermos enganados. E que muitas pessoas não são transparentes, e só o tempo mostra quem elas realmente são.

Deus nos ama tanto, que dói muito em seu coração ver suas filhas sendo maltratadas por relações abusivas. Ele fica ansioso para nos proteger e nos mostrar a beleza do seu verdadeiro e imenso amor. Permita que Deus lhe mostre o quanto você é valiosa e importante para Ele.

Você tem o direito de viver a vida maravilhosa e abundante que Jesus morreu para lhe dar.

“O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.” (Pequeno Príncipe)

No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18)

Achei essa animação que fala do assunto. Confira:

Com amor,

Morgana.

Anúncios

10 comentários em “Sobre relacionamento abusivo!

  1. Eu vivi alguns anos um relacionamento super abusivo e não conseguia me ver dentro dele de jeito nenhum! Graças a Deus eu consegui sair mas fico triste demais em ter certeza que nesse momento várias pessoas estão presas em um sem ter esse conhecimento…Eu adorei seu post, muito legal para as pessoas se conscientizarem sobre! A gente precisa entrar mais nesses assuntos delicados

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s